Abril - Os godos capturam o Portus Claudii em Ostia ; o porto é deixado desprotegido pelos romanos. Belisarius é forçado a descarregar seus suprimentos em Antium ( Anzio moderno); ele envia mensagens urgentes para reforços a Constantinopla .
===========
537
9 de abril - Belisarius recebe seus reforços prometidos: 1.600 cavaleiros, a maioria de origem húnica ou eslava e arqueiros experientes. Ele inicia, apesar da escassez, ataques contra os campos góticos e Vitiges é forçado a entrar em um impasse.
===========
537
Junho - Em Roma, a fome leva a cidade ao desespero; Belisarius envia seu secretário Procópio a Nápoles para mais reforços e suprimentos. Vitiges organiza um armistício de três meses para os enviados góticos viajarem para Constantinopla.
===========
537
Novembro - Belisarius traz seus tão esperados reforços, ou seja, 3.000 isaurianos e 1.800 cavaleiros embarcados em Ostia, juntamente com um comboio de suprimentos, com segurança para Roma. Os godos são forçados a abandonar o Portus Claudii .
===========
537
Dezembro - Belisarius envia João "o Sanguinário" com uma força de 2.000 homens em direção a Piceno , para saquear a costa leste da Itália . Ele chega a Ariminum ( Rimini ), onde é recebido pela população romana local. [8]
O leste de Wei envia uma guarda avançada de três colunas do exército pelo Tong Pass , para atacar o oeste de Wei . O exército ocidental sob o comando de Yu-Wen Tai derrota uma das colunas enquanto os outros recuam. Yu-Wen segue, mas encontra o principal exército oriental (200.000 homens). Os ocidentais são empurrados de volta pela passagem, e o exército oriental emerge das montanhas. Inesperadamente, eles são atacados no flanco por 10.000 cavaleiros ocidentais, 6.000 orientais são mortos e 70.000 capturados.
===========
537
John Cottistis inicia uma rebelião de curta duração contra Justiniano I. Ele é declarado imperador em Dara , mas é morto quatro dias depois por soldados conspiradores.